sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Entrevista Portugal Ultras Tv

Hoje o BB inicia um novo projecto, será feita uma série de entrevistas com pessoas ligadas ao movimento ultra/casual em Portugal e no estrangeiro.
E para iniciar, nada melhor do que falar com o criador do projecto Portugal Ultras Tv, que na minha opinião é o melhor projecto que alguma vez apareceu no panorama nacional.
Ora deixando a conversa de lado, aqui vai a entrevista,
BB- Fala-nos do teu projecto e o porquê?
Portugal Ultras Tv- O Portugal Ultras Tv é um projecto que na prespectiva dos administradores encontra-se no caminho que inicialmente fora traçado por quem o desenvolveu, e está a superar todas as espectativas em relação ao seu crescimento num curto espaço de tempo.
Tendo em conta que o blog nem há dois meses existe, números como estes: quase 17mil visitas e um fórum já recheado de ultras inscritos, fazem com que este projecto possa tornar-se uma referência de nível nacional e um ponto de encontro de todos os adeptos do nosso País.
Contudo, sabemos que este tipo de blogs rapidamente podem desaparecer do panorama ultra informativo tal como já acontecera a outros projectos. Actualmente temos dois objectivos nos quais queremos levar a cabo paralelamente com o crescimento do espaço.
1. Não perder o controlo do excelente ambiente que o nosso fórum possui (sinceramente nunca esperei num fórum de claques existir o ambiente que nós temos vindo a desenvolver naquele espaço. Ou estão inscritos os elementos certos, ou a mentalidade no nosso País está mudada.
2. Actualização de notícias com excelentes reportagens de qualidade. É básicamente isto.
BB- Pensas que este era o projecto na blogosfera da cena ultra?
Portugal Ultras Tv- Há bons blogs informativos a funcionar actualmente, mas a par do espaço ultra penso que sejamos quem melhor informa através de textos (por nós escritos) os leitores visitantes, já os outros sinceramente penso que se limitam a fazer copy/paste de muitas notícias e a disponibilizar apenas material fotográfico/videográfico nos posts publicados.
Nunca fui muito apologista de blogs que pouco escrevem, dá a sensação que não estão à vontade com alguns dos temas.
BB- O forum tem corrido muito bem,pensas que a maioria do pessoal quer um espaço com qualidade, sem as habituais conversas da treta?
Portugal Ultras Tv- Tenho um objectivo pessoal em relação ao forúm que espero cumpri-lo a pouco e pouco para ver no que dá.
Grande maioria dos usuários inscritos são do Sporting, e quero estar errado quando penso que o bom ambiente se deve à falta de inscrições de membros de outras claques.
Quando o mesmo número de adeptos de um clube estiver equilibrado aí veremos o verdadeiro ambiente do fórum.
BB- Como vês o movimento em Portugal na actualidade?
Portugal Ultras Tv- Claques limitadas ao controlo da lei, pouca gente nas curvas em comparação aos tempos antigos, muito do material das claques encontra-se restrito na entradas dos estádios e as coreografias já não são uma constante.
Enfim, saudades dos tempos em que as curvas estavam quase sempre bem compostas e não falo só dos ditos grandes, havia muitas claques míticas - que hoje infelizmente lutam para sobreviverem - e que davam muito que falar na altura.
BB- E lá por fora, que grupos te agradam mais? Com que estilo te identificas mais?
Portugal Ultras Tv- Settembre bianconero (pela sonoridade dos seus cânticos, parece ninguém desafina naquela curva... - Risos - é um grupo que se diverte muito na bancada, dançam, cantam, batem palmas mesmo que a equipa esteja no fundo).
Bad Blue Boys (O respeito) Ultras Rapid e Ultras Paok (Adeptos com poderio vocal).
E no que toca a coreografias, não vou eleger nenhuma em particular, mas é em Italia que as gosto mais de ver.
BB- Como vês a forma como a comunicação social marginaliza o mundo das claques?
Portugal Ultras Tv-Profissionais que escrevem de forma amadora sobre nós. Por vezes não acertam uma, e mais não vou acrescentar... Não merecem!
BB- Que opinião tens recente crescimento da cena casual em Portugal?
Portugal Ultras Tv- Vai acabar por ser a solução à fuga de quem nos tenta controlar.
BB- Como vês o futuro dos grupos de apoio em Portugal?
Portugal Ultras Tv- Espero que não seja em desenvolvimento decréscimo, e que algumas leis que limitam o que de bom se faz na curva sejam revistas.
Tendo em conta a crise que o País atravessa era óptimo que colocassem o preço dos ingressos tendo em conta a qualidade e dia de jogo, só assim teriamos mais gente nas bancadas e como consequencia teriamos um melhor apoio prestado pelos grupos nacionais.
BB- Qual é para ti o melhor grupo em Portugal no momento?
Portugal Ultras Tv- Não vou eleger a melhor, pra isso teria de analisar uma a uma aquilo que já fizeram ao longo destas jornadas.
Mas posso-te dizer, que na minha prespectiva a Máfia Vermelha foi a que mais tem vindo a evoluir nos últimos tempos.
O nosso muito obrigado ao Portugal Ultras Tv pelo tempo disponibizado para a reportagem.

Sem comentários: